segunda-feira, 29 de abril de 2013

***SEQUENCIA DE PIERRI ROBIN***

Para quem não conhece a SPR(Sequência de Pierre Robin) está algumas informações..

A Sequência não é uma doença. É uma má formação congênita.

As características clássicas da Sequência de Pierre Robin são: micrognatia (queixo pequeno e para trás), língua em posição posteriorizada (há casos em que a língua encontra-se atrás da gengiva e há outros em que a ponta da língua encontra-se próxima a campainha); presença ou ausência de fissura palatina completa / incompleta (abertura no céu da boca) e pode ainda apresentar ruídos respiratórios que se parecem com um “ronquinho”.

O diagnóstico acontece logo após o nascimento, através da avaliação clínica do pediatra.

De acordo com o ortodontista Fernando Castro, as más formações faciais presentes na Síndrome de Pierre Robin entre elas as diferentes formas de fissura palatina podem acarretar sérios problemas respiratórios e alimentares no recém-nascido, exigindo uma equipe multidisciplinar para tratamento desses sintomas podendo evitar cirurgias e as complicações que podem surgir em neonatos e lactantes.

Após o diagnóstico, é importante que seja feita uma avaliação com o otorrinolaringologista, o exame é realizado para ver o quanto à língua esta obstruindo a região da nasofaringe; a atuação fonoaudióloga inicia após a avaliação médica, informa a fonoaudióloga Aline Gomes Rampani. Há casos em que é necessária intervenção médica especializada para diminuir o desconforto respiratório; outros em que o fonoaudiólogo age logo após as primeiras horas de vida do recém-nascido, realizando manobras facilitadoras com o objetivo de ajudar na alimentação e promover melhor posicionamento de língua. O uso da chupeta e mamadeira com bico longo são indicados para fins terapêuticos, complementa.

Por volta dos 6 meses, época em que os bebês iniciam a fase do balbucio o setor de fonoaudiologia da AAFLAP inicia um trabalho preventivo como tentativa de evitar futuras trocas na fala devido à fissura palatina.
Em São José dos Campos existe a AAFLAP (Associação de Apoio aos Fissurados Labiopalatais) que presta auxílio aos fissurados desde 1987, com atendimento nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, pediatria, fisioterapia, serviço social e ortodontia. O trabalho inicia desde a maternidade com a avaliação da fonoaudióloga da entidade e uma mãe visitadora. A Associação atende e orienta os nascidos de São José dos Campos e todo o Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Sul de Minas.

Há vários centros que atendem os nascidos com a fissura labiopalatina. A AAFLAP encaminha todos os casos para o Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais – Centrinho – em Bauru/SP. Neste serviço tem uma equipe especializada nos casos de Pierre Robin.

“O tratamento é amplo e complexo, mas temos a sorte de termos instituições considerada referência mundial no tratamento desses casos”, comenta o Dr. Fernando Castro.

A partir dos 12 meses e peso mínimo de 8 kg o Centrinho realiza a palatoplastia (cirurgia para fechar a abertura no palato).

O ortodontista afirma que é muito importante o cuidado dessa equipe, pois poderá proporcionar um tratamento integral desde o nascimento até a fase adulta propiciando ao portador de deformidades faciais o necessário ajustamento à sociedade.

Equipe Filhos & Cia
Por Marcela França

Colaboração:
Dr. Fernando Castro (Ortodontista)
Aline Gomes Rampani (Fonoaudióloga da AAFLAP e consultório em São José dos Campos-SP)








quarta-feira, 17 de abril de 2013

DEZ MESES DA NOSSA PRINCESA, E UMA PEQUENA NUVEM DO TAMANHO DA MÃO DE UM HOMEM,MAIS ESSE É O SINAL QUE A TUA CHUVA VAI DESCER....

DEZ MESES DA NOSSA PRINCESA, PASSA UM FILME NA MINHA CABEÇA, MINHA PEQUENA, MEU BEBE, AQUELE BEBE QUE NAO CONSEGUIA RESPIRAR, UMA SONDINHA NO SEU NARIZ, QUANTO DESESPERO, QUANTAS CORRERIA...AGORA ELA ESTA CRESCENDO A CADA DIA MAIS ESPERTA, INTELIGENTE, E QUASE ANDANDO. EU SÓ TENHO MOTIVOS PRA AGRADECER AO MEU DEUS, PELA VIDA DA MINHA MANUELA. DEUS TEM OLHADO POR ELA, TEM CUIDADO COM MUITO CARINHO E AMOR..
GRAÇAS A DEUS, MANUELA PAROU COM OS VOMITOS, E NO DIA 10 DE ABRIL MANUELA COMEU PELA PRIMEIRA VEZ, EU JA NEM TINHA MAIS ESPERANÇAS, TANTAS TENTATIVAS E MANUELA NAO ACEITAVA NADA, TUDO COMEÇOU COM UM PEDAÇINHO DE CHOCOLATE  BRANCO (.OVO DA PASCOA), QUE MEU ESPOSO COLOCOU NA BOCA DE MANUELA, ELA ACEITOU, NOSSA!!! A EMOÇAO FOI GRANDE, MEU ESPOSO NAO CONTEVE AS LAGRIMAS VER MANU COM UM CHOCOLATE NA SUA BOQUINHA. NO OUTRO DIA NA HORA DE PASSAR A PAPINHA DE LEGUMES, EU DISSE VOU TENTAR A PAPINHA, E COM MUITO CUIDADO E BEM DEVAGAR COLOQUEI NA BOQUINHA DE MANU A PAPINHA, MEUS OLHOS NAO CONTEVE AS LAGRIMAS, MANU ESTAVA COMENDO. LIGUEI PARA MEU ESPOSO EM LAGRIMAS E DISSE A ELE, MANU ESTA COMENDO, ERA MUITA ALEGRIA, MUITA EMOÇÃO. EU QUERIA GRITAR AO MUNDO QUE MANUELA ESTAVA COMENDO, QUASE DEZ MESES NESSA ESPERANÇA, AS LAGRIMAS CORRIAM NO MEU ROSTO. A NOITE EU FUI NA IGREJA E AGRADECI AO MEU DEUS, POR MAIS ESSE MILAGRE NA VIDA DA MINHA PEQUENA.
NA SEXTA FEIRA DIA 12 ,MINHA PRINCESA ESTAVA FAZENDO DEZ MESES, LOUVEI A DEUS POR MAIS UM MES DE VIDA DA MINHA PEQUENA. ESTAVAMOS FELIZES. COMO O HINO DO TOQUE DO ALTAR,EU VEJO UMA PEQUENA NUVEM DO TAMANHO DA MÃO DE UM HOMEM, MAIS ESSE É O SINAL QUE A TUA CHUVA VAI DESCER....
NO DIA 14 DE ABRIL NO DOMINGO, TINHAMOS QUE VIAJAR PRO CENTRINHO, MANU IRIA PASSAR POR UMA AVALIAÇÃO DA FONO NO DIA 15. AO LEVANTAR PELA MANHA NOTEI QUE MANU ESTAVA TOSSINDO E O NARIZ ESCORRENDO. QUE TRISTESA ME BATEU, EU DISSE E AGORA COMO VIAJAR ASSIM, LIGAMOS NO CENTRINHO, E ELES NOS DISSERAM QUE DEVERIAMOS IR, COLOCAMOS MANU NO CARRO E VIAJAMOS, QUE VIAJEM CANSATIVA, MANU CHORANDO, NARIZ ESCORRENDO, PENSEI VARIAS VEZES EM VOLTAR DO CAMINHO, MAIS OREI PEDI A DEUS FORÇAS PRA PROSSEGUIR, COLOQUEI DEUS NO CONTROLE, E DISSE VAMOS. AO CHEGAR NO CENTRINHO, PASSAMOS POR UMA NUTRICIONISTA, DEPOIS POR UM PEDIATRA, E A AVALIAÇÃO DA FONO. DR ROSANA. E GRAÇAS A DEUS MANU ESTA MUITO BEM, MANU ESTA COM 8,500.K. E 74 CENT..GRAÇAS A DEUS MANU ENGORDOU E CRESCEU. NA AVALIAÇÃO DA FONO MANU COMEU DUAS COLHERINHAS DE PAPINHA,E ISSO JA ESTA MUITO BOM, ELA DISSE, É DEVAGAR MESMO, NAO PODEMOS FORÇAR AGORA É INCETIVAR, ESTIMULAR, PRA ELA COMER MAIS...E ISSO É SÓ COM O TEMPO É O TEMPO DELA..
AGORA MANU JA FOI ENCAMINHADA PRA CIRURGIA, A PALOPLASTIA. AGORA É SÓ ESPERAR O TEMPO DELA COMPLETAR UM ANO.
PEDI MUITO A DEUS FORÇAS PARA O DIA DA CIRURGIA.